O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um atividade clinica em movimento, com objetivo terapêutico de inclusão/reinserção social, promoção de autonomia e melhor organização subjetiva dos atendidos. Congruente com os princípios da Reforma Psiquiátrica e a reabilitação psicossocial.
Procura-se desinstalar o sujeito de sua situação de dificuldade e, a partir de sua condição, recurso e contexto histórico-social, tenta-se criar algo novo, construindo e fortalecendo habilidades, pertencimento e vínculos familiares, comunitários e sociais.
Para cada acompanhado e junto do mesmo, é construído um Projeto Terapêutico, que funciona como uma espécie de guia e embasa a ação e execução de todo o processo de reabilitação psicossocial do sujeito atendido.
“ AT se caracteriza por seu alcance terapêutico através de um acompanhamento cuidadoso do paciente na sua vida cotidiana, acontecendo em diversos locais, espaços e horários, a depender de cada atendido. O trabalho pode ser realizado com pacientes em qualquer idade, em crise psicótica, em casos de deficiência mental, pessoas acidentadas, pessoas de terceira idade, sujeitos institucionalizados, dificuldade de sociabilização, autismo e outros”.
Psicóloga Luíza Lage Rodrigues
CRP 04/54054